quarta-feira, 31 de março de 2010

Respondendo um Email Carinhoso

Ontem recebi um email muito carinhoso de minha querida amiga Marluce, cuja parte que interessa a este blog é:

“Ah!!!! adorei seus blogs. Que tal vc tentar arrumar meu quintal. Estou cimentando ele todo, mas meu marido e eu adoramos flores. Bola um bem bonitinho pra mim. (...) kkk Só com sucata.”
Então vamos trabalhar:

Eu amo jardim! Ainda não postei nada a respeito, por ainda estar naquela fase de sonhar com as paredes. Mas já que a oportunidade chegou, vamos lá.
Particularmente, querida Marluce, eu não cimentaria todo o quintal. Eu colocaria grama em uma boa parte. Porque? Primeiro: é ecologicamente correto, já que faz a tão falada área permeável que está fazendo falta em nossa cidade. Segundo: Fica um charme! Terceiro: É bom para as crianças, que terão contato com natureza, ainda que num cantinho. Quarto: É mais barato! (Palavrinha mágica)
Na verdade, você não me enviou as características do terreno (se é reto, inclinado, argiloso, terra boa, grande ou pequeno...). Acredito, pela região onde moramos, que a terra seja razoavelmente boa, aceitando a grama esmeralda, por exemplo, se for um terreno ensolarado.
Olha a imagem lá de cima (Fonte: femininablog.blogspot.com) e temos um exemplo de um jardim pequenininho, com plantas muito bonitas, mas também muito rústicas (leia-se: fáceis de se cuidar e resistentes) e fáceis de se encontrar. Em destaque, dentro do círculo branco, uma linda Esterlítzia, ou Ave do Paraízo. Embaixo da janela, me parecem que são Orquídeas bambu, que ainda não floriram. Olha ela aí em baixo. Lá no fundo tem uma Árvore do Viajante e nas laterais das janelas a Kaizuka, imponente.

Se não for viável gramar tudo, pelo menos um canteirinho é bom! Pra colocar umas plantinhas e tudo o mais.

Esse aí é tão simples que dói. Mas não ficou lindo? Na ponta esquerda, três Piteiras (essa você acha fácil aqui na nossa região), clorofito, que é uma forração que eu digo ser muito "sem-vergonha", pois multiplica-se rapidamente, é muito resistente, bonita e baratinha. Em alguns lugares, você o acha a R$ 0,50 a muda. Juro! Lá no cantinho direito a palmeira Ráfis, ou Ráfia e, na forração, por ser meia sombra, me parece ser Singônio. Arrasou, com um monte de planta barata ou fácil de se achar até em nossas andanças pelo bairro, já que temos o privilégio de morar em um lugar onde ainda resta muita área verde. Fonte: blogdapaisagista.blogspot.com.
Espaço não é problema para se ter um jardim. Veja aí que até um corredor pode ser plantado. Esse ficou lindo com esses Agapantos brancos! Fonte: Revista Casa e Jardim.

Se não tiver jeito mesmo, e tiver que cimentar tudo, faz um jardim de vasos. Se o problema for falta de lugar, coloca na parede! Olha os exemplos abaixo, todos feito com latas. Sucata e Lindíssimo!! Olha que show as latinhas azuis na parede! Fontes: Peguei na RedeHeart and Soul, Magia Zen

Amei a idéia abaixo. Não sei a fonte.
Com vazinhos também fica lindo. Olha o exemplo:
Fonte: Blog Cheiro de Mato da Revista Casa e Jardim

Olha a nossa tão popular Sabambaia cobrindo uma parede! Não ficou lindo?
 

Olha abaixo o que podemos fazer com uma grade velha:
Fonte: Blog Cheiro de Mato

Me diz aí, Marluce: encheu de idéias? Se quiser mais dicas de plantas, me manda aí as características do seu terreno, se é com muita sombra, ou ensolarado, se vai ser em vasos, ou não...
Beijos!

4 comentários:

jacqueline disse...

Aqui também quero essa assessoria no meu jardim, vc até parece uma especialista(hahaha), e o que e melhor de gaçaaaaaa, a não, já estou passando os dados
tenho uma parte boa para plantar uma bate sol pela manhã e a outra à tarde vc já veio aqui mundou algumas coisas podemos agendar uma visita se for o caso que queria muitas flores coloridas, para alegrar e lembre-se tenho varios cachorrinhos atentadissimos por sinal, podemos pensar em colocar as latinhas no muro que de arrimo e ultilizar os dois pés de manga também. vc vai me ajudar diz que simmmmm por favor... beijossssssssssssssss

JANAINA FARIAS disse...

Ei, Jack!
Epa, quem falou que vai ser de graça???? RSRSRS Brincadeirinha, viu?!
Vou te mandar uma idéia no email, menina! Não vai fugir muito do que eu postei, por isso que vai ser por email e não por post, ok? Pegaí e depois me fala!
Bjs

xanó disse...

Olá amiga

Nota 10 , ideias de jardins e , pequenos espaços verdes para as nossas casinhas.
Fabuloso

Beijos da Xanó

Lujampa disse...

Adorei essa postagem, adorei o blog! Sou arquiteta com muita vontade de conhecer sobre paisagismo!