quinta-feira, 15 de abril de 2010

Cortinas - Maiores informações

Linda essa aí de cima, não é? Pois é...
Descobri que sei que nada sei, no que se referem às cortinas. Fiz uma pesquisa sobre modelos, tipos e etc, para me informar melhor, e cheguei à conclusão de que nós brasileiros temos muito poucas informações sobre cortinas disponíveis.
Por que eu quero saber mais sobre cortinas? Porque quanto mais a gente se informa a respeito de um assunto, menos probabildade de erro temos quando executarmos o que pretendemos dentro daquele assunto. E por curiosidade também, claro.
Vou, então, registrar tudo o que agora "quase" sei a respeito de cortinas, em alguns posts, começando por este.

ROMANAS:
Confere ao ambiente um look clean e clássico. Existem muitas versões diferentes deste tipo de cortina. Feita em uma variedade muito grande de tecidos, além de materiais naturais, como babu. Seu estilo de funcionamento proporciona um aspecto praticamente inconfundível, com linhas retas, mas não estáticas.
Ando meio apaixonada por ela, mas a confundi com outro tipo (SORRY!!!) como veremos mais adiante.


BALLON
Similar a Romana, tem um sistema de tração de cordão para levantar ou descer o tecido.
Essa é uma de minhas confusões. Como o sistema é parecido, fiz bagunça. Desculpem-me! A grande diferença é este aspecto de fofa que ela tem: parece mesmo um balão na parte de baixo.
Lindíssima!

AUSTRÍACAS:


É aquela história do igual, mas diferente... Existe uma difrença entre ela e a Ballon mesmo, olhe bem. Para um olhar leigo, como o meu, de cara já noto que a Austríaca "Enruga-se" todinha para levantar. A Ballon não. É que o sistema de tração não é igual. É um sistema de cordas e aneis. Vê se consegue entender pelo esqueminha aí de baixo:
 
Viu a diferença? Bem, essa aí que é a razão dos meus suspiros. Desculpem-me te-la confundido com a romana, mas é que no site onde peguei algumas das imagens estão designadas assim. Uma confusão compreensível, digamos.
Mas agora já sei: quero cortina AUSTRÍACA! Essa lindeza lá de cima é feita com voil.

LONDON

 

Mais uma para confundir?!! Calma, vamos lá.
A London (também conhecida como um festoon) contém dois plissados invertidos na parte inferior, criando uma onda rasa no centro com duas caudas pequenas de ambos os lados. Resumindo, a diferença são essas duas lindas caudas de cada lado. Olha bem. Mas que dá para confundir com a Ballon, isso dá!

Amanhã posto mais um pouco, senão o post fica muito grande.
Mas as que confundiam essa minha cabecinha de vento estão aí!

0 comentários: