quarta-feira, 9 de junho de 2010

ALERTA GERAL: Preços de Materiais!!


Eu praticamente bati um récorde! Minha obra acaba de começar e já vai ter um atraso: é que meu patrão deu um jeito e vai acertar comigo não mais com material, mas com dindin $$$$! Porém, somente semana que vem. Enquanto isso, a obra vai devagarzinho, ajeitando aqui e ali, esperando eu comprar o material, o que vou fazer assim que estiver com o dinheiro na mão, porque à vista, meu bem, a economia é enorme! A diferença é GRITAAAAANTEEEEE! Chega a ser absurdo.
Bem, por causa desta mudança de planos, estou fazendo uma cotaçãozinha, dos seguintes materiais, acompanha comigo:

• 01 Caminhão brita 1
• 01 Caminhão areia lavada grossa
• 01 Caminhão areia lavada média (alvenaria)
• 01 Caminhão Pedras
• 13 Barra ferro 5/16
• 53 Barra ferro 4.2
• 31 Barra ferro 3/8
• 4000 tijolos 29x19x9
• 500 blocos 020 (para arrumar o muro lateral, que depois eu conto porque)
• 30 sacos de cimento (cimento não tem jeito de comprar tudo não. Não compensa e estraga)
• 5 Kg prego 18x30
• 3 Kg prego 17x21
• 10Kg arame PG7
• 10Kg arame PG 18

Vamos anotar que essa é uma lista preliminar. O cimento não é bom armazenar toda a quantidade, pois pode empedrar. E eu não tenho condições adequadas de armazenamento, assim para quantidades grandes. A quantidade refere-se a carga fechada, que fica mais barato. Depois eu vou colocando os "acréscimos" que eu tenho certeza que irão haver. Já os tijolos, acredito que irão sobrar. Mas como existirão benfeitorias no lote, vamos lá.
Falando de valores e contas:

Peguei alguns anúncios no jornal Balcão, no catálogo telefônico (Construguia) e tenho telefone dos 4 melhores depósitos do bairro.
Pasmem: essa mesma lista deu preços tão diferentes, que é de revoltar o ser humano. Em um senhor chamado Davi (um encanto de pessoa), cujo telefone peguei no Balcão, toda essa lista deu R$ 6.250,00 à vista, entregue na obra. E ele ainda me disse: "A senhora olha, pode fazer outros orçamentos e me trazer aqui, que eu cubro, viu. A gente negocia. Não decide antes de falar comigo não!". Foi atencioso, explicou coisas, gentil, educado.
Essa mesma lista, tirando os pregos e os arames, em um outro depósito cujo anúncio está escrito: Garantimos os Melhores Preços!, e onde fui muito bem atendida também, com muita gentileza, educação e interesse, a lista deu R$ 8.503,00!!!!! Mas à vista, sai por R$ 7.800,00!!!!
Ui! E nos depósitos do bairro, a coisa piora mais ainda. Quer ver que bonitinho: Achei caminhão de 10m3 de areia por R$ 660,00. O mesmo caminhão tem os outros seguintes preços: R$ 580,00 (no depósito que deu R$ 7.800,00), R$ 540,00, R$ 430,00, R$ 470,00... A pedra, achei por R$ 470,00, R$ 480,00, R$540,00, R$660,00 (no bairro), R$600,00 (no depósito que garante os melhores preços). O ferro 3/8 foi ilário: achei por R$ 44,80, R$32,90, R$ 28,00... Eita. Cimento também é ótimo: R$ 17,00, R$ 19,00, R$ 16,80... Tijolos: R$ 440,00, R$ 590,00, R$ 480,00, R$600,00 - o milheiro!!!
Os piores preços foram, sem dúvida, nos depósitos do bairro. A mesma lista beirou os R$ 10.000,00, e isso porque eu falei que era a vista!
SOCORRO!!!
Minha amiga, meu amigo: PESQUISE, PESQUISE, PESQUISE MUITO. Depois, PESQUISE MAIS UM POUCO. Dá uma olhada em bairros próximos. Às vezes até em cidades próximas, mesmo com o carreto, sai mais barato. A coisa é absurda.
É bem certo que tem coisa que não dá para fazer economia, mas no caso aqui, olhei a qualidade e até marcas, em alguns ítens. Na lista mais barata, por exemplo, se eu quizesse uma areia piorzinha, ia ficar mais barato. A areia que estou olhando é de uma qualidade razoável. Os tijolos também. O cimento, é a mesma marca, todos esses preços. Então, não tem nada que possa justificar essa variação de preços não, entendeu? São quase R$ 4.000,00 de diferença por coisa nenhuma! Aliás, digo mais, alguns dos preços mais caros, referem-se a outras marcas similares que, não são ruins de tudo não, mas não são as que eu queria também, porque no depósito não tem. E se tivesse, seria mais caro ainda! Tá pensando...
Tendo dinheiro na mão e muita disposição para negociar (negociar não significa de jeito nenhum depreciar o produto ou serviço da criatura, viu?) com humildade e ao mesmo tempo com firmeza, sabendo o que se quer, enchendo-se de informações, pode economizar 40% de seu suado dinheirinho! Mas vou te falar uma coisa: Mesmo a prazo, a diferença é muito, mas muito, mas muito grande também. Na verdade, a diferença até aumenta, pois tem gente aqui que me dá 3 a 8% de desconto à vista, mas tem gente cuja diferença entre à vista e a prazo (PASMEM de novo) está chegando à casa dos 30%. Sério...
Dê valor ao seu suor, minha amiga e meu amigo. Soe mais um pouco e mão no telefone. Ou perna na estrada. Ou pneus...
Como, segundo explicou meu patrão, semana que vem vamos resolver isso, provavelmente vou lá no estoque do Sr. Davi e vou fechar negócio, olho no olho, é claro. Combinar, fazemos por telefone, mas fechar, somente olho no olho. Não quer dizer que assim ninguém se aborrece ou é ludibriado, mas a chance diminui um tantinho, né.
Bem, NÃO ESTOU GANHANDO ABSOLUTAMENTE NADA COM ISSO, mas se alguém mora em BH/Contagem ou Região Metropolitana e quer o telefone do Sr. Davi, comenta aqui com email que eu mando. Eu realmente acho que, o que é bom, a gente deve compartilhar..

34 comentários:

Amanda disse...

Jana... no meu caso foi um pouco ao contrário, o depósito de bairro é q me garantiu o menor preço... um neutrol por exemplo,para impermeabilizar a fundação teve diferença de 23,00 num mesmo produto, na mesma marca...
Comprei o ferro já armado, o tijolo da olaria, o cimento da fornecedora, e pedra e areia direto da distribuidora, assim garanti um bom preço... eu ligo, pergunto aos vizinhos q estão construíndo e bato bastante perna...
Vale a pena!

Bjs

Ellen Daiane disse...

Oi, janaina...realmente a diferença é gritanteeeee!!!
Aqui na minha cidade não há tanta variação de preço em vidraçaria, gesso, marmore, mas em casas de materias nossa é gritante, e madereira também
O material da minha varanda, as madeiras ficaram 1690,00 em uma madereira contra 1390,oo em outra, a msm madeira, 300 reais é muita coisa né...Já deu para comprar o tanque e as torneiras haha....
Pesquisar é sempree bom...
Bjkks e boa sorte!

Melinha disse...

Olá Janaina.
Gostei da informação. Se possivel desejo o tel do Sr. Davi.
Att.
Amelia.
maria.lima1728@gmail.com

Anônimo disse...

Ei Janaina, joinha??? Olha eu aqui mais uma vez acompanhando suas dicas. Você pode me passar o tel do Sr.Davi? Bjus e aguardo seu retorno.
josiane.proc@gmail.com

Anônimo disse...

Olá, vou iniciar uma construção e estou na fase de ficar boqueaberta com os orçamentos dos pedreiros, amanhã vou começar a pesquisar o material. Por favor, me ajude com o telefone do Sr.Davi, quero fazer orçamento com ele tbm.
Muito obrigada,
Fabiane
fabiumfg@hotmail.com

carla disse...

oi, tambem gostaria do tel do sr. davi.
carlapaulinaa@hotmail.com

Anônimo disse...

ola eu tambem gostaria do tel do sr.davi
thamerabachareladministracao@bol.com.br
thamera@r7.com.br

Anônimo disse...

Olá, quero sim o tel do Sr. Davi
mpf222@gmail.com, desde já muito obrigada!!!

Reinaldo disse...

oLA MEU NOME E REINALDO E GOSTEI MUITO DO QUE VC DISSE.
vC PODERIA ME PASSAR O TELEFONE DO SENHOR Davi.
reinaldocentroavante@hotmail.com

Muito obrigado.

Paula fernandes disse...

oi Janaina como vai por favor me passe o tel do sr Davi. paulasf_mg@hotmail.com

Paula fernandes disse...

janaina,como vai? me chamo Ana Paula tambem moro aqui em contagem próximo ao 18 batalhão de polícia, gostei muito de vc, vc é como eu batalhadora e corre atraz dos seus objetivos.vou começar uma construção agora e gostaria muito que vc me desse o tel do sr Davi.bjs e obrigado.paulasf_mg@hotmail.com.

Luiz Monofox disse...

Olá Janaina! Que repercursão hein! Muito bacana! Meu nome é Luiz, falo em nome do casal Luiz e Geisiane! Adoramos seu blog e nos identificamos bastante com ele. Estamos começando agora nesta jornada e com as mesmas batalhas! Muito bom o que vc esclareceu pra galera! Aki...Vc deve não aguentar mais este pedido clichê, mas... pode passar os contatos do Sr. Davi pra nós tb?! (Ele deve ter ficado famoso rsrs)

Ficaremos muito gratos!
Abraços, Boa sorte e seja feliz no seu lar! Parabéns pelo ótimo trabalho no seu blog.

Luiz - monofox.luiz@gmail.com

Lincoln disse...

Olá, gostei muito do texto e pela pesquisa que vc fez.
Estou construindo e estou peesquisando por preços.
Teria como vc me enviar o telefone do Sr. Davi e nome do Depósito.
Obrigado.
Lincoln.

lincolngileade@hotmail.com

Aprendiz disse...

Oi, Janai se tiver como enviar o telefone do Sr. Davi agradeço muito.
obrigado,
Eduardo

edurosa22@gmail.com

Quele disse...

Adorei o texto. Também quero o tel do Sr. Davi.
email: quelesanches@yahoo.com.br

Anônimo disse...

oLÁ

ESTOU COMEÇANDO A CONSTRUÇÃO DA MINHA CASA , GOSTARIA QUE ME ENVIASSE O CONTATO DO SR. DAVI . POIS MORO EM CONTAGEM .

UM ABRAÇO

ROSE

Anônimo disse...

Teria como me enviar o contato do Sr Davi?

thiagoalmeida89@yahoo.com.br

Obrigado

Anônimo disse...

Olá, vc realmente pode não estar ganhando nada com isto não mas o sr Davi....ah, este deve estar vendendo muito.da pra dar o tel dele?
que deus te abençõe! ajudar sempre é bom d+.
Um abraço Sérgioi

Anônimo disse...

gostaria de receber o e-mail do Sr. Davi. Obrigada.

Marcelo TCHELO disse...

Olá...
estou surpreso e ansioso para inciar a obra... será uma boa ter o telefone do Sr Davi.. rsrs
Blog muito bakana!

carneirojn@hotmail.com

Anônimo disse...

Olá Janaína, será que poderia me passar o número do Sr. Davi? Obrigada. marianaevitor@yahoo.com.br

Fábio disse...

Boa noite Janaina,
Meu nome é Fabio e estou como um louco atras de preços, pois vou começar uma construção muito em breve, se você puder me enviar o telefone do senhor Davi eu ficaria muito satisfeito. Desde já, muito obrigado.

fabiomoreirarocha@gmail.com

Marcos Balster disse...

Olá! Na mesma situação! Fiquei muito feliz em ter visto seu blog antes de fechar negócio. Por favor, envia o telefone do Sr. Davi? Obrigado. balster@r7.com.

Anônimo disse...

Boa tarde Janaina!
Estou começando minha construção e ja estou assustado com os preços que venho orçando. Meu nome é fabio e se puder me enviar o telefone do famoso sr. Davi ficarei muito grato.
Espero encontrar o que quero.
Obrigado
fabio_dias@oi.com.br

tiago disse...

Olá, passa por favor o telefone do Sr. Davi.

edmilsontmc@gmail.com

Obrigado.

gerson disse...

ola, boa noite li seus comentarios e gostaria de ver a possibilidade de vc me passar o endereço e tel do sr. davi, pois em junho começo minha obra, antecipadamente agradeço gerson , geroros@hotmail.com

Anônimo disse...

Olá.Eu gostaria de receber os contatos do Sr.Davi. mirelacarmo@hotmail.com
Obrigado

Anônimo disse...

Olá gostaria do contato do sr. Davi.
Agradeço, Lucimara.
luflelis@hotmail.com

Anônimo disse...

Olá.Eu gostaria de receber os contatos do Sr.Davi. luflelis@hotmail.com
Obrigado

Mirian disse...

Olá, gostei muito do seu Blog, e vi que vc é bem consciente quanto aos seus objetivos!
Estou construindo também a algum tempo e sem dúvida a via sacra para encontrar bons preços de materiais com qualidade, por isso não sei se você ainda tem os contatos do Sr. Davi mas gostaria bastante se vc pudesse enviá-los para mim no miriansinger@gmail.com
Obrigada desde já e sucesso!

Mirian disse...

Olá, gostei muito do seu Blog, e vi que vc é bem consciente quanto aos seus objetivos!
Estou construindo também a algum tempo e sem dúvida a via sacra para encontrar bons preços de materiais com qualidade, por isso não sei se você ainda tem os contatos do Sr. Davi mas gostaria bastante se vc pudesse enviá-los para mim no miriansinger@gmail.com
Obrigada desde já e sucesso!

caubi junio disse...

Boa Tarde ! Por um acaso, vi seu post, e gostei muito.. Parabens. Nao sei se tem acesso a ele ainda, mais se tiver, queria tambem o telefone do sr. Davi. desde ja agradeço, e um abraço. caubi93@hotmail.com

Estefania Medeiros disse...

Boa tarde! Também gostaria do telefone do Sr. Davi, moro na região e estou fazendo algumas cotações, se possível envie no email:estefaniamedeiros@hotmail.com

Estefania Medeiros disse...

Olá... Estou fazendo algumas cotações e gostaria de fazer uma cotação com o Sr. Davi se possível envie-me o telefone dele para meu e-mail: estefaniamedeiros@hotmail.com