domingo, 17 de outubro de 2010

Escada - Dúvidas

Estamos com um probleminha para ser resolvido na obra.
Acontece que houveram uns erros de medidas no alicerce (que eu não percebi, graças a Deus, senão não teria uma atitude muito cristã com o construtor...). E logo no vão da escada, que já era pequeno. Bem, sem choramingar, porque não adianta agora, vamos ao problema:
O vão ficou pequeno e ainda torto.
Do lado do lavabo, tem uma parede de 2,40 m de comprimento. Do lado da cozinha, a parede tem 2,27 m de comprimento (era para as duas terem a mesma medida, mas tudo bem. Dá uma olhada aí embaixo:

Isso nos leva a um impasse: como fazer uma escada confortável em um espaço tão pequeno, vencendo a altura de 2,85 m (pé direito + laje)?
O que sei é que o degrau não pode ultrapassar 18 cm de altura do espelho, para não ficar péssimo subir escada. Então, baseei meus cálculos nessa medida de altura do degrau. Sendo assim, vão dar 16 degraus, certo? (16 x 18 cm = 2,88)
Então a escada tem que ter 16 degraus.
A profundidade dos degraus, para essa medida, não pode ser inferior a 26 cm. O ideal, na verdade, é 27, mas...
Porque para ficar confortável, tem que seguir a seguinte regra: 2 x a medida do espelho + a profundidade, tem que dar 63. O meu: (2x18)+26=62. Quase...

A largura, pelo espaço que tenho, vão dar degraus de 80 cm, que é confortável para uma pessoa passar. Também, numa casa tão grande, né...
Então, a escada terá que ter um leque com degraus, tipo esse aí:

Então, depois de pensar, pensar, pensar (leia-se gastar todos os poucos neurônios voltados a cálculos matemáticos) cheguei em duas possibilidades:


A opção 1, é o patamar ser um leque com 4 degraus, onde o comprimento da escada, nos dois pavimentos, será de 2,36. Então, tenho que fazer a escada começando na parede do lavabo, no andar de baixo, e terminando na parede do quarto dos meninos, no andar de cima. O quarto dos meninos terá uma parede de 3,40. A escada ocupa 2,40 + ou -, sobram 1 metro para colocar a porta de 70 cm. Será que fica bom? Será que fica ruim?
E porque fiquei com isso na cabeça, para tentar amenizar o problema, pensei na opção 2:

Aumentar um degrau no leque, para diminuir um degrau em cima, para deixar uma medida mais confortável antes da porta do quarto. Parede de 3,40 em cima, a escada ocupa 2,10 m e sobram 1,30 m para a porta de 70. Ficou mais confortável. Porém, mais degrau, menos segurança no leque, apesar de os degraus não terem ficado pequenos não.
Então? O que faço?
Help!!!!

15 comentários:

Helena de Jesus disse...

Olá Janaina! vim tomar um cafezinho e te desejar uma boa semana, com muita luz calma,
muuuuita calma com tua escada e tudo mais que aparece em uma obra, beijokas.

Gloria disse...

menina do ceu acho que acabei ficando maluca com tantas explicaçoes..rsrrsrr
Entao morava numa casa pq com escada mas para nao ocupar muitooo espaço ja que a casa era pp o meu pai optou por escada em caracol.
Entao de escadas nao entendo nadica mais que isso mas a porta do qto pq com 0.70 o ideal e 0.80,entao seria bom tambem ver outras possibilidades.
Bjos e tenha uma otima semana espero ter ajudado pelo menos tentei.

Ana Maravilhosa disse...

Meninaaaaaaaa, amei o blog!!!!!! Me encantei com sua explicação da escada!!!!
Prefiro a opção 1, mas como é para ficar melhor na parte de cima (por causa da porta né?)faça a opção 2!!!!!
Beijinhos,
Ana Maravilhosa

STTAEL HADAD disse...

Oi Janaina, nossa que doideira!!! Acho que a opçao 1 é mais bonitinha ...mas a 2 se for para bom funcionamento é melhor.

Bjos

Denise disse...

oi,Jana:
Meu marido fez um cálculo e pediu pra te avisar q na realidade,vc tem 16 espelhos (verticais) e 15 pisos(horizontais). Então,na verdade, pelo seu desenho está sobrando um degrau, a partir dai, vc pode escolher se o leque terá 4 pisos ou 5. Não sei se deu para entender,qquer coisa, escreva-me, OK?
bj

Anônimo disse...

a sua conta esta errada, seriam 15 degraus e 16 espelhos pra vencer esse vao de 2,85m. a nao ser q 2,85 seja so o pé direito sem contar com a laje. espero ter ajudado

Eduardo disse...

fala serio estou perdendo meus cabelos com minha escada,vou ta postando os dados dela para ver se auguem me ajuda

Zettão disse...

Nossa!! eu achei que eu tava ferrado + vi que não tô sozinho!!; meu vão p/ escada é de 2,07 x 1,65 o pé direito á de 3,10 já contando c/ o piso superior; se alguém puder me ajudar; eu agradeço!!!

Anônimo disse...

Olá...
Gostaria muito de saber qual a escada ideal em uma sala de jantar de area 5x3,5. Socorre-me

Desde já grata

Brazilus disse...

gostei muito como faco pra ter esses desenhos que vc tem ai da escada a minha escada ficou um horror mais to tentando consertar bjao... me escreve meu email e letswork4peace2@gmail.com

Brazilus disse...

ADOREI DEPOIS VOU VER MAIS

Carlos Ribeiro disse...

Boa tarde Janaina, estou pensando em fazer um predio de 3 andares, com três apartamentos só que não sei como fazer as escadas, se você pudesse ma ajudar ficaria muito grato, att. Carlos.
carloseribeiro1@yahoo.com.br

Carlos Ribeiro disse...

Boa tarde estou pensando em fazer um prdinho de 3 andares e cada andar com um apartamento para alugar estou sem ideias como fazer as escadas, você poderia me ajudar, att. Carlos.

Tony disse...

Estou construindo uma loja o pé direito e 6m tenho espaço suficiente para fazer uma boa escada, 5 x 3 metros o espaço, pode me dar uma dica?, pois vou construir um apartamento em cima da loja.

heron disse...

ola estou com o mesmo problema minha parede da escada tem 3.50 c de
comprimento estou querendo fazer uma escada em u com piso de 28x6=168+80
patamar =248+100 porta=348 so que os
80 de patamar tem que ser 4 pisos que daria total 16 pisos e 17x18c espelhos total= 306 sendo que o pe direito e 3 mt altura + 16 da laje que esta mi faltando nao sei como fazer para conseguir 10 c que esta faltando por favor me ajude