quinta-feira, 21 de outubro de 2010

O caso da escada e andamento da obra

Pois é, pois é, pois é... O caso da escada parece resolvido, pois tive ajuda de uma pessoa incrível, que me ajudou muito, assim, espontaneamente. Para quem não acredita mais na criatura humana, pense bem: existem pessoas maravilhosas no mundo, solidárias, benevolentes e desprendidas.
Quem? A Denise, do Blog CONSTRUINDO NOSSA CASA. Ela e o marido são engenheiros e ela me deixou um coment e ainda passou o email dela para eu tirar dúvidas. Pode?
DENISE, BRIGADAAAAAAAAA! Você é um amor!!!!
O caso é simples, mas meu cérebro pouco matemático não observou. Acontece que o degrau número 16, já é a laje do andar de cima, então, na verdade, tenho que contar 15 degraus e 16 espelhos.
Então, vou fazer minha escada assim:
Assim, o vão não ficará com tantos degraus (ou seja, menos perigoso), não vai ficar tão grudado na porta do quarto e os degraus terão altura de 18 cm, que fica confortável.
Já até entreguei e expliquei para o Sr. Aristeu, que graças a Deus, é bastante inteligente!
PROBLEMA ESCADA: RESOLVIDO!!!!
Choveu bastante aqui na segunda e terça a noite um pouco. Então, a obra está indo conforme o tempo deixa. Mas a cinta está quase toda feita, e o chão está sendo preparado para receber o piso grosso. Acaba que a chuva ajudou, porque socou bastante a terra. Tá bem firme!
Vamos ver as fotos. Olha a cinta enformada ainda:
 Olha aí o povo limpando o chão da sala, para preparar para o piso grosso:
 Eita sala suja, hein?! Limpa a casa não, dona Janaina?
 Ah, e se você viu a planta da casa AQUI, vai lembrar que o pavimento superior é um pouco maior que o inferior, na parte da garagem, por causa do banheiro da suite, que fica completamente suspenso. É essa parte marcada de vermelho (clica na figura e aumenta para ver melhor), que passa 1,60 m da laje do lavabo do andar inferior e que não tem um pilar em baixo para segurar a laje, pois em baixo é minha garagem. Qual a solução, então? A solução é fazer uma cinta bem reforçada, que começa bem antes, tipo quase no vão de escada, que segurará o peso da pequena laje.

Sendo assim, olha aí o Sr. Aristeu amarrando a ferragem mais grossa (Ferro de 1/2') que vai segurar a laje:
Ah, e tive uma excelente notícia hoje: não será necessário subir pilares no pavimento superior (economia com ferros e cimento) para segurar o telhado. A estrutura está bem firme, então a parte superior dispensa pilares e vai ficar bem mais barata que a de baixo. ÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊ!!!!!!!
E na contagem dos tijolos que sobraram, foram mais de 600 tijolos! Isso também é excelente!!!!!!!!!!!!
Comecei também a fazer orçamentos da laje e já estou mais ou menos preparada para uma laje que me custará em torno de R$ 1.000,00 (Sem o cimento, claro). Ui!
Espero conseguir bater laje esse ano. Porque, com as estimativas positivas, quem sabe não precise parar a obra por muito tempo, não é mesmo?

3 comentários:

Denise disse...

oi,Janaina:
Nossa !! Fiquei hiper-mega-super-blaster feliz de poder ter te ajudado (+ maridon do q eu)!!! E não fiznada demais não !! Foi um prazer, só demos um "toque" mesmo de um detalhezinho q vc não havia se ligado !! Qdo precisar é só mandar e-mail,OK?
bjus e tâ aqui te acompanhando, querida !!!

Denise disse...

Oi,Janaina:
Mandei e-mail pra vc com o detalhe da escada q o marido desenhou pra vc, OK?
bj

Anônimo disse...

Oi Janaina. Pesquisando na net um modelo de escada que encaixaria no meu espaço acabei encontrando seu blog e vc, a Denise e o marido dela foram a minha salvação, pois nao gostei muito da proposta que o arquiteto me apresentou e ele esta um pouco irredutível quanto a mudá-la. O espaço que vc tem em sua casa e exatamente igual ao meu, assim mostrarei a ele a sua proposta. Muito obrigadaaaaaa. Fernanda