quarta-feira, 31 de março de 2010

Respondendo um Email Carinhoso

Ontem recebi um email muito carinhoso de minha querida amiga Marluce, cuja parte que interessa a este blog é:

“Ah!!!! adorei seus blogs. Que tal vc tentar arrumar meu quintal. Estou cimentando ele todo, mas meu marido e eu adoramos flores. Bola um bem bonitinho pra mim. (...) kkk Só com sucata.”
Então vamos trabalhar:

Eu amo jardim! Ainda não postei nada a respeito, por ainda estar naquela fase de sonhar com as paredes. Mas já que a oportunidade chegou, vamos lá.
Particularmente, querida Marluce, eu não cimentaria todo o quintal. Eu colocaria grama em uma boa parte. Porque? Primeiro: é ecologicamente correto, já que faz a tão falada área permeável que está fazendo falta em nossa cidade. Segundo: Fica um charme! Terceiro: É bom para as crianças, que terão contato com natureza, ainda que num cantinho. Quarto: É mais barato! (Palavrinha mágica)
Na verdade, você não me enviou as características do terreno (se é reto, inclinado, argiloso, terra boa, grande ou pequeno...). Acredito, pela região onde moramos, que a terra seja razoavelmente boa, aceitando a grama esmeralda, por exemplo, se for um terreno ensolarado.
Olha a imagem lá de cima (Fonte: femininablog.blogspot.com) e temos um exemplo de um jardim pequenininho, com plantas muito bonitas, mas também muito rústicas (leia-se: fáceis de se cuidar e resistentes) e fáceis de se encontrar. Em destaque, dentro do círculo branco, uma linda Esterlítzia, ou Ave do Paraízo. Embaixo da janela, me parecem que são Orquídeas bambu, que ainda não floriram. Olha ela aí em baixo. Lá no fundo tem uma Árvore do Viajante e nas laterais das janelas a Kaizuka, imponente.

Se não for viável gramar tudo, pelo menos um canteirinho é bom! Pra colocar umas plantinhas e tudo o mais.

Esse aí é tão simples que dói. Mas não ficou lindo? Na ponta esquerda, três Piteiras (essa você acha fácil aqui na nossa região), clorofito, que é uma forração que eu digo ser muito "sem-vergonha", pois multiplica-se rapidamente, é muito resistente, bonita e baratinha. Em alguns lugares, você o acha a R$ 0,50 a muda. Juro! Lá no cantinho direito a palmeira Ráfis, ou Ráfia e, na forração, por ser meia sombra, me parece ser Singônio. Arrasou, com um monte de planta barata ou fácil de se achar até em nossas andanças pelo bairro, já que temos o privilégio de morar em um lugar onde ainda resta muita área verde. Fonte: blogdapaisagista.blogspot.com.
Espaço não é problema para se ter um jardim. Veja aí que até um corredor pode ser plantado. Esse ficou lindo com esses Agapantos brancos! Fonte: Revista Casa e Jardim.

Se não tiver jeito mesmo, e tiver que cimentar tudo, faz um jardim de vasos. Se o problema for falta de lugar, coloca na parede! Olha os exemplos abaixo, todos feito com latas. Sucata e Lindíssimo!! Olha que show as latinhas azuis na parede! Fontes: Peguei na RedeHeart and Soul, Magia Zen

Amei a idéia abaixo. Não sei a fonte.
Com vazinhos também fica lindo. Olha o exemplo:
Fonte: Blog Cheiro de Mato da Revista Casa e Jardim

Olha a nossa tão popular Sabambaia cobrindo uma parede! Não ficou lindo?
 

Olha abaixo o que podemos fazer com uma grade velha:
Fonte: Blog Cheiro de Mato

Me diz aí, Marluce: encheu de idéias? Se quiser mais dicas de plantas, me manda aí as características do seu terreno, se é com muita sombra, ou ensolarado, se vai ser em vasos, ou não...
Beijos!

terça-feira, 30 de março de 2010

Cabeceira de cama vira... Cabideiro!!

Olha que legal! Não é interessante?
Aquela cabeceira daquela cama antiga, que, seja porque quebrou, ou porque simplesmente você não quer mais usar... pode virar um lindo cabideiro, no seu hall de entrada.
Achei chiquerérrimo, ainda mais compondo com esse banco, essas almofadas! Muito simples, muito lindo!
Resumindo: Gostei!
Isso é que é dar novos usos às coisas!

segunda-feira, 29 de março de 2010

Up Grade na Luminária de Papel

Para me redimir comigo mesma sobre a luminária de escorredor (estou até agora sem muito o que dizer), achei essa idéia maravilhosa: Dar um toque a mais na luminária de papel, que já é linda, digamos de passagem.
A idéia está no meu favoritíssimo LAS MANUALIDADES (vai na lista de Blogs e visita que é show). Tem o passo a passo, mas vou te falar, as figuras já desvendam o enigma!

Só essas duas daí de cima já não dizem tudo? Hum?
Pedacinhos de tecido, ou feltro, tirinha enfeitada, cola quente... E luminária escandalo para seu ambiente! Dá pra fazer colorido também.
Outro dia passei perto de uma loja de flores artificiais e de tecido e fiquei "matutando" se não dava... Se for leve o material, fica bom, não?
Fácil fácil!
Está registrado!

sexta-feira, 26 de março de 2010

Luminária de... Escorredor?! Pode?

Pois é... Pode sim. Não é interessante? Não tenho muitas palavras para comentar (me calou, literalmente), mas achei tão interessante que vamos registrar, certo?
É feita com escorredores e luzinhas pisca-pisca.
O PAP está no site Las Manualidades (Olha o link para este blog na minha lista. Vale a pena visitar). Pelas figuras dá pra ter uma idéia, não?

Aí, cola, prega, amarra... um outro escorredor que será a parte de baixo, se quizer pinta o conjunto, faz a instalação da tomada para o pisca-pisca, pendura e... Taí!
Continuo sem muitas palavras para descrever. É no mínimo, interessante, não acha?

quinta-feira, 25 de março de 2010

Cortina - Dois "Passo A Passo" e inspirações

Amo cortinas! Amo mais ainda cortinas Romanas, Austríacas, Ballons, London! Acho tão lindas, com ar romântico umas, fofas e práticas outras...
O caso é que, navegando por aí por causa de outro assunto, esbarrei sem querer em um PAP de uma cortina. Fiquei encantada, porque tenho a maior das vontades do mundo de eu mesma fazer as cortinas lá de casa. Claro que, para isso, primeiro preciso construir paredes e colocar janelas.
A costura não é muito meu forte. Mas eu vou me esforçar muuuuiiitttooo!


Aqui, você pode achar esse PAP em inglês, na verdade, mas não está muito difícil de entender não, nem por aqueles "monolíngues" como eu. (Vou colocar esta palavra no meu curriculum, na parte de idiomas).
E já que agora vamos desvendar todos os mistérios da confecção da cortina romana (ui!!), vamos às inspirações. Clica na figura para ver tamanho maior.

Mais um PAP, aqui. Esse em português! O modelo é o daí de baixo!


quarta-feira, 24 de março de 2010

Tapetes feitos de... TAPETES!

Eu estava fazendo uma pesquisa de tapetes na internet e me deparei com este aí de cima, no Apartment Therapy. Um tapete feito de pedaços de tapete! Acho que se a gente tiver uma boa paleta para seguir, fica muito, mas muito charmoso um desses em nossa sala. Com sobriedade e harmonia, é claro, para não pesar e nem sobrecarregar de informação o ambiente.
Procurei na Net outras inspirações e achei coisas lindas e inusitadas, feitas inclusive com amostra de tapetes (hum, já sabemos o que fazer depois dessa informação, não?). Tem também o super na moda Tapete modular! Pode? O povo inventa, não é?
Vamos registrar!
São muitos, mas é que eu amei todos eles.
Olha que interessante nessa bancada:
Esse aí tem ziper! Olha que idéia... Cansou, muda a posição das cores!
Para a Criançada:
E para fechar os usos inusitados, veja esta mesa:
E repara que no chão também é um mosaico de tapetes.
Por falta de idéia é que não vai ser, certo?
Hum, os vendedores de carpete e tapete que se cuidem com aquelas amostrinhas!

terça-feira, 23 de março de 2010

Madeira na Parede

Eu acho a coisa mais linda do mundo madeira na parede. Eu pensava que devia ser alguma coisa inimaginavelmente cara dar essa cara de aconchego na casa com esse recurso, mas um belo dia, vendo os vídeos do Caldeirão do Hulk/Lar doce Lar (AMOOOOO!!!), no caso os da família Yukizaki (olha aqui), o vídeo sobre a visão do Rosembaum da casa desta família, eis que o nosso digníssimo Criativo nos fala que o lindíssimo painel acima foi feito com Cedrinho, que é aquela madeira de construção.  Ele dá quase um passo a passo: coloca-se ripas de madeira pregadas na parede e as tábuas são pregadas nelas. Depois, uma demão de verniz fosco, e tharam! Fácil, fácil!
Estou apaixonada com a idéia e já imaginando onde vou empregá-la. Estou com muita vontade de fazer na sala, fazendo um painel que há de suportar minha futura Tv de LCD (porque investimentos em eletro-eletrônicos, móveis e afins estão cortados até a construção) e ainda esconder aqueles fios todos da aparelhagem!
Olha outras idéias que achei inspiradoras. Achei um escândalo o ambiente com essa bancada de refeições e o lavabo! Imagens do Vila do Artesão e Ohhhlemcasa.

Essa eu amo! Quando eu penso na "minha" parede, ela é muito parecida com essa aqui:

 
Esta imagem daí de baixo estava em meus arquivos, mas sem a fonte. Desculpem-me e se souberem, me falem para eu colocar os créditos. Porque eu a coloquei: dá pra ver, praticamente, parte do "processo construtivo", com as ripas. Bem, eu não deixaria os pregos assim tão à vista... mas...
E, para fechar, uma parede com madeira, mas assim meio inusitada, com bolachinhas de troncos! Achei linda! A parede virou, praticamente, uma obra de arte!