sábado, 30 de outubro de 2010

Escada Pronta!!!! E paradinha para respirar...

Escada Pronta!!!! E Linda!!!!
Experimentei e ficou muito confortável subir. Os degraus ficaram bons, a largura ficou excelente (vai subir móveis tranquilamente). O Leque ficou muito bom:
 A visão geral. Tá enformada ainda, pois tem que aguardar uns 30 dias para desenformar.
 O empreiteiro molhando a escada.
 Eis a viga onde o banheiro de cima vai se firmar. Ficou muito boa também.
Agora, vamos dar uma paradinha pra respirar. Achei que daria pra bater laje este ano, mas acredito que será precipitação nossa. Teremos que aguardar algumas dívidas que estão no cartão de crédito terminarem, e isso vai demorar uns 3 meses, se tudo der certo. Isso não está me chateando não. Coisas de obra!!!
Mas ano que vem, me aguardem.
Isso não quer dizer que vou parar o blog. Tem muito assunto por aqui, com certeza. Só aguardar.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

A Escada já vai se formando!!!!

Dinheiro que é good nós não have, mas a obra ainda está andando, por enquanto! Mistério de Deus... E dívidas no cartão, rsrsrs.
Olha a escada tomando forma nas fotos aí de baixo. E fiquei muito feliz, porque imaginei que talvez ela ficasse muito pequena, estreita e sem possibilidade para passar móveis, mas como o vão da escada é todo aberto, então ela ficou boa. Passa móvel lá tranquilo, inclusive algum móvel montado acredito que passará também.
O Mestre de obras entendeu a escada ao contrário, ou seja, ela está começando da parede pequena da cozinha mesmo, como era no início do projeto. Mas a culpa é minha que não deixei claro a mudança. Mesmo assim, está ficando bom e vai dar direitinho. Então, isso não foi um problema, afinal.
Só me chateei um pouco porque vi que vai ter uma viga bem no vão que eu iria fazer o home office, que vai dificultar um pouco meus planos, mas é coisa para se resolver depois. Na foto abaixo, você pode ver a armação da viga do lado esquerdo, abaixo da rampa.
 Esses são os primeiros degraus.
 Olha a marcação do leque da escada!
Pra mim está ótima!
Obrigada de novo, Denise! Se não fosse você e seu marido... Hum...

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

PISO GROSSO!!!!

Ebaaaaa! Minha casitha já tem piso grosso. Pelo menos a primeira "camada"!!!
Estou muito feliz!
E pra completar a alegria, a Denise (Construindo Nossa Casa) mais o maridão gente boa me enviaram o projeto da escada! Pode? Pode sim, gente boa é assim mesmo!!!!
Vamos às fotos:
 Minha "Big" sala:
À esquerda, a porta de correr da sala de jantar, que dá pra futura varandinha charmosa. No ângulo direito, a enoooooorme cozinha, tá vendo?
Eis um ângulo da cozinha (porque é tão grande que quase não dá pra fotografar! Rsrsrs):
Amei!

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

O caso da escada e andamento da obra

Pois é, pois é, pois é... O caso da escada parece resolvido, pois tive ajuda de uma pessoa incrível, que me ajudou muito, assim, espontaneamente. Para quem não acredita mais na criatura humana, pense bem: existem pessoas maravilhosas no mundo, solidárias, benevolentes e desprendidas.
Quem? A Denise, do Blog CONSTRUINDO NOSSA CASA. Ela e o marido são engenheiros e ela me deixou um coment e ainda passou o email dela para eu tirar dúvidas. Pode?
DENISE, BRIGADAAAAAAAAA! Você é um amor!!!!
O caso é simples, mas meu cérebro pouco matemático não observou. Acontece que o degrau número 16, já é a laje do andar de cima, então, na verdade, tenho que contar 15 degraus e 16 espelhos.
Então, vou fazer minha escada assim:
Assim, o vão não ficará com tantos degraus (ou seja, menos perigoso), não vai ficar tão grudado na porta do quarto e os degraus terão altura de 18 cm, que fica confortável.
Já até entreguei e expliquei para o Sr. Aristeu, que graças a Deus, é bastante inteligente!
PROBLEMA ESCADA: RESOLVIDO!!!!
Choveu bastante aqui na segunda e terça a noite um pouco. Então, a obra está indo conforme o tempo deixa. Mas a cinta está quase toda feita, e o chão está sendo preparado para receber o piso grosso. Acaba que a chuva ajudou, porque socou bastante a terra. Tá bem firme!
Vamos ver as fotos. Olha a cinta enformada ainda:
 Olha aí o povo limpando o chão da sala, para preparar para o piso grosso:
 Eita sala suja, hein?! Limpa a casa não, dona Janaina?
 Ah, e se você viu a planta da casa AQUI, vai lembrar que o pavimento superior é um pouco maior que o inferior, na parte da garagem, por causa do banheiro da suite, que fica completamente suspenso. É essa parte marcada de vermelho (clica na figura e aumenta para ver melhor), que passa 1,60 m da laje do lavabo do andar inferior e que não tem um pilar em baixo para segurar a laje, pois em baixo é minha garagem. Qual a solução, então? A solução é fazer uma cinta bem reforçada, que começa bem antes, tipo quase no vão de escada, que segurará o peso da pequena laje.

Sendo assim, olha aí o Sr. Aristeu amarrando a ferragem mais grossa (Ferro de 1/2') que vai segurar a laje:
Ah, e tive uma excelente notícia hoje: não será necessário subir pilares no pavimento superior (economia com ferros e cimento) para segurar o telhado. A estrutura está bem firme, então a parte superior dispensa pilares e vai ficar bem mais barata que a de baixo. ÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊ!!!!!!!
E na contagem dos tijolos que sobraram, foram mais de 600 tijolos! Isso também é excelente!!!!!!!!!!!!
Comecei também a fazer orçamentos da laje e já estou mais ou menos preparada para uma laje que me custará em torno de R$ 1.000,00 (Sem o cimento, claro). Ui!
Espero conseguir bater laje esse ano. Porque, com as estimativas positivas, quem sabe não precise parar a obra por muito tempo, não é mesmo?

domingo, 17 de outubro de 2010

Escada - Dúvidas

Estamos com um probleminha para ser resolvido na obra.
Acontece que houveram uns erros de medidas no alicerce (que eu não percebi, graças a Deus, senão não teria uma atitude muito cristã com o construtor...). E logo no vão da escada, que já era pequeno. Bem, sem choramingar, porque não adianta agora, vamos ao problema:
O vão ficou pequeno e ainda torto.
Do lado do lavabo, tem uma parede de 2,40 m de comprimento. Do lado da cozinha, a parede tem 2,27 m de comprimento (era para as duas terem a mesma medida, mas tudo bem. Dá uma olhada aí embaixo:

Isso nos leva a um impasse: como fazer uma escada confortável em um espaço tão pequeno, vencendo a altura de 2,85 m (pé direito + laje)?
O que sei é que o degrau não pode ultrapassar 18 cm de altura do espelho, para não ficar péssimo subir escada. Então, baseei meus cálculos nessa medida de altura do degrau. Sendo assim, vão dar 16 degraus, certo? (16 x 18 cm = 2,88)
Então a escada tem que ter 16 degraus.
A profundidade dos degraus, para essa medida, não pode ser inferior a 26 cm. O ideal, na verdade, é 27, mas...
Porque para ficar confortável, tem que seguir a seguinte regra: 2 x a medida do espelho + a profundidade, tem que dar 63. O meu: (2x18)+26=62. Quase...

A largura, pelo espaço que tenho, vão dar degraus de 80 cm, que é confortável para uma pessoa passar. Também, numa casa tão grande, né...
Então, a escada terá que ter um leque com degraus, tipo esse aí:

Então, depois de pensar, pensar, pensar (leia-se gastar todos os poucos neurônios voltados a cálculos matemáticos) cheguei em duas possibilidades:


A opção 1, é o patamar ser um leque com 4 degraus, onde o comprimento da escada, nos dois pavimentos, será de 2,36. Então, tenho que fazer a escada começando na parede do lavabo, no andar de baixo, e terminando na parede do quarto dos meninos, no andar de cima. O quarto dos meninos terá uma parede de 3,40. A escada ocupa 2,40 + ou -, sobram 1 metro para colocar a porta de 70 cm. Será que fica bom? Será que fica ruim?
E porque fiquei com isso na cabeça, para tentar amenizar o problema, pensei na opção 2:

Aumentar um degrau no leque, para diminuir um degrau em cima, para deixar uma medida mais confortável antes da porta do quarto. Parede de 3,40 em cima, a escada ocupa 2,10 m e sobram 1,30 m para a porta de 70. Ficou mais confortável. Porém, mais degrau, menos segurança no leque, apesar de os degraus não terem ficado pequenos não.
Então? O que faço?
Help!!!!

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Vigotas feitas e lugar perto de casa!!!

As vigotas por sobre janelas e portas estão prontas. Estas fotos são de ontem e estavam sendo finalizadas. Dá uma olhada no povo trabalhando, que coisa mais linda!!!!

 Agora, dá uma olhada em um lugar pertinho de onde eu moro (fica a alguns quarteirões de minha obra). A gente anda uns 10 minutos e se depara com essa visão. Nem parece! Parece que viajei, nada a ver com o resto do bairro.
Um lago, tomado por aguapés, mas cheio de charme:
 Detalhes:
Olha isso. É real, é pertinho!
 Ai, ai.
E eu não sabia que existia um lugarzinho assim aqui. Tanta casa, tanto cimento... E, escondidinho em uma viradinha, um pequeno close da paz. Tomara que ninguém destrua, pois pretendo fazer muitos pic-nics aí!

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Amo Xícaras e Canecas!!!!

Eu tenho poucas, mas amo! E vou ter muitas!!!! Já falei aqui sobre querer ter um lugar para armazenar, não é? Mas nunca falei da minha pequeníssima, minúscula mas promissora, iniciada coleção, que parei porque estou querendo recomeçar quando a casitha parecer casitha. Ou seja, lá pela fase de acabamentos, eu me aventuro a trazer uma e outra pra coleção. Até lá, só se der na telha mesmo.
Me ocorreu que nunca mostrei aqui meus poucos mas amados mimos.
Eis:
Mira a azul de galinha. Eu adoro!!!
As duas da esquerda são "repetidas" mesmo. Mas gosto muito delas. Todas as 8 canecas me foram dadas pelo maridão, por saber dessa minha paixão (praticamente rimou, não?)

Essas xícaras pertencem a um jogo de jantar que ganhei de casamento, muito lindo por sinal. Mas como estou falando apenas de xícaras e canecas, deixa pra próxima.
Essas coloridas eu amooooooo! São muito meigas e eu adoro essas cores combinadas. E o jogo é baratinho em lojas de 1,99, vai lá pra ver. Também foi maridão que me deu. Trouxe um dia voltando do trabalho. Amei, amei, amei. Do lado, as mini xícaras. Enormes, não? Só isso? Sim!!!!!!!!!!!! Só isso!!!!!!!!
O povo tá precisando contribuir pra minha coleção, não? Vou fazer uma campanha! Rsrsrsr
Quem gosta de xícaras e canecas, dá uma olhada nesse site, porque lá a coisa ferve. Também, o nome diz tudo: Eu Amo Canecas.
 Você vai ver tudo quanto é tipo de xícara e caneca que existe. Coisas inimagináveis e muito fofas.
Agora me fala: minha cozinha vai ou não vai ser colorida?

domingo, 10 de outubro de 2010

Quase no ponto de laje

Vamos ao andamento da obra, quando a chuva deixou, claro.
As paredes subindo... Esta aí é da janela da cozinha. A fileirinha de cima, com pedacinho de tijolo, já é a última antes das cintas. Meu pé direito terá 2,70 m de altura.
A única parede que não está desse tamanho é a da janela da sala, na frente da casa. Tá vendo aí a vigota da janela? Já está cheia de concreto.
 Todas as colunas estão cheias, também. Esta parede é a da sala e está já do tamanho final.
 Eis aí os estrivos prontos para fazer a cinta...
Até que andou. No resumão, posso dizer que está quase no ponto de laje.
Coisas mais que boas da obra:
E deixa eu contar pra vocês, o mestre de obras fez a alvenaria e encheu os pilares com menos que 15 sacos de cimento. Garanto que é pouco! No alicerce foram gastos 33 sacos (Grrrrrr, sem comentários. Buá..).
Ah, e dos 2000 tijolos que comprei para a parte de baixo, estão sobrando bastante tijolos para o segundo pavimento também. O Mestre de obra tinha cantado a pedra de que ia sobrar mesmo. O tal do Braúnas é muito bom. Quase não tem tijolo quebrado na obra, a perda é muito pouca.

Agora, essa semana vai ficar paradinho, por causa do feriado. O Mestre de obras viajou e volta na outra semana. Ele merece, afinal, tá trabalhando direitinho. E nessa fase, não estou com pressa, afinal, o dindin está indo embora, rsrsrs. De qualquer jeito, depois de bater laje no primeiro pavimento (o que já vai exigir de nós entrar  numa pequena dívidazinha) vamos ter que dar uma paradinha mesmo, pra juntar o capital de novo.
Mas isso não está me deixando triste não. A meta minha e do meu marido, este ano, era fazer o alicerce. Aí, teve a história lá de onde eu trabalhava, e fizemos mais, Graças a Deus. Ao contrário, estou muito feliz, porque meu marido e eu estamos construindo meio que na marra, no "fecha os olhos e continua", rsrs. Afinal, estou desempregada, por enquanto, usufruindo do seguro, que não é muito porque meu salário na carteira era bem menor do que eu ganhava realmente. Tenho uma renda extra com um serviço de computador que faço em casa, mas ficamos defalcados, afinal de contas. Fora que pagamos aluguel e temos 3 filhos. Então, nos considero vitoriosos. Estou é muito feliz mesmo, por nossa pequena conquista. Nada a reclamar, só a agradecer a Deus. Tem tudo dado muito certo.
Vamos ter uma paradinha, mas vamos pegar fôlego e continuar, se Deus quiser.
Torçam por mim!!!

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Ainda sobre a sala - Prateleira no Sofá (Opinem!!!!)

A obra está naquela de anda um pouquinho, pára um pouquinho por causa da chuva. Mas já andou. As colunas estão todas cheias, as paredes maiores, mas vou tirar foto quando estiver em ponto de laje.
Enquanto isso, vamos aos projetos antecipados.
Não sou uma que enjoa fácil das coisas não. Quando me apaixono por alguma coisa, fico um tempinho deslumbrada. Então, a minha decoração não precisará ser mutante a todo instante não. Dou um tempinho pra ela... Rsrs
Mesmo assim, gosto de mudar detalhes, colocar uma cor diferente às vezes, ter a liberdade de me arrepender e voltar atrás, modificar uma pequena coisa.
E outra coisa, achei um zilhão de figuras lindíssimas e GRATIS na net, que eu gostaria de incorporar em minha decoração. Mas, é claro, não será possível incorporar tudo ao mesmo tempo. São muitas, muitas, muitas. Antonces, ando pensando muito na tal da prateleira em cima do sofá, sabe? Pra mudar os quadros e a decoração de vez em quando.
Mas tenho alguns questionamentos: a altura da prateleira é a mesma para se colocar quadros? Pego a medida entre a cabeceira do sofá e o teto, divido por dois e coloco a prateleira? Deixo de 25 a 30 cm acima do topo do sofá e coloco a prateleira? COMO FICA MAIS HARMÔNICO? HELP!!!!
Bem, aqui vão algumas referências:
Neste apartamento, por falta de lugar para prateleiras, elas estão atrás do sofá. Não é bem o uso que vou dar para elas, portanto, neste caso acho que estão muito altas para o que quero. Mas amei a composição:
 Detalhe da mesinha lateral. Me segura senão eu acho um tronco...
 Esta, apesar de estar embaixo se uma janela, limitando o seu uso, ficou legal.
 Gostei dessa altura aí. O que acham?
 Várias pequenas prateleiras. Não sei...
 Achei interessante. Será? Não sei também...
 Achei lindo. Acho que estou tendenciosa a usar mais ou menos essa altura. Qual será?
 Lindo. Olha esse sofá... Hum...
 Aí a tal da altura que estou com vontade de fazer. E olha que chique, ainda deu para pendurar dois quadros fixos acima.
 E este, o meu favorito. Do lindíssimo VI DECORANDO. Tudo de bom! Qual será a altura?
HELP!!!!
Fontes: Casa.com.br, VI DECORANDO, delas.ig.com.br, Blog da Reforma, A Casa Os Casos, Estúdio de Idéias Decorativas, Quem Casa quer Coisas, Um Cantinho para chamar de Nosso, Cores da Casa