domingo, 23 de janeiro de 2011

Sobre a musculação, e selinhos!!!

Peraí, antes de tudo, queria dizer ao ANÔNIMO, que deixou um comentário no dia 22/01/2011 neste post aqui, que eu respondi lá mesmo, viu? Que pena que não deixou um email pra eu responder! Muito obrigada, anônimo! Muito fofo, ou fofa!!!!!
Bem, voltando ao assunto, não, não mudou o objetivo do blog. Ainda é sobre a construção de meu sonho. Mas sonhos são acrecidos à lista ao longo do tempo!
E, além do mais, algumas pessoas estão me perguntanto por email sobre a tal da musculação, sobre os efeitos, se emagreci...
Bem, há sete anos atrás eu me exercitava bastante. Fazia Jiu-Jitsu e musculação. Então, o corpitho era tudo em cima, com barriga tanquinho e tudo mais. Não, eu não tinha corpo de homem não. O músculo só aparecia quando eu o forçava. O corpo tinha curvas e tudo o mais (buaaaaaa!!!).
Então, de repente parei e fiquei estes 7 anos na vida sedentária. Perdi saúde e ganhei peso: eu que tinha 63 kilinhos de saúde (tenho 1,70 m), fiquei com 80 kilões mal distribuídos. Aí, quando eu cheguei ao auge da indisposição, com dorzinha em tudo quanto era lugar, principalmente nos ossos, e com dificuldade em abaixar, levantar, correr... eu resolvi voltar a malhar. Não tenho mais oportunidade de fazer Jiu-Jitsu, infelizmente, por causa dos horários. Mas musculação dava, porque posso fazer de manhã, já que a academia abre às 6:00. Acordar cedo pra mim não é problema sério. Mas à noite não tem como eu mexer em meus horários.
Então, comecei a malhação, 5 vezes por semana, mais ou menos no meio de dezembro.
Faço 15 minutos de bicicleta ou esteira, depois os exercícios inferiores ou superiores em dias alternados, depois mais 20 minutos de esteira, tomo meu banhozinho e vou pro trabalho.
Antes, é claro e muito importante, fiz uma avalização física com um fisioterapeuta que montou minha ficha biológica. Tirou minhas medidas, avaliou meu metabolismo, o que eu realmente queria e o que era importante ser trabalhado, como a minha postura por exemplo, que está péssima. Aí a gente passa pelo professor (que é formado em educação física, claro) que, de posse da ficha do fisioterapeuta, monta as séries.
A minha foi feita com o intuito de emagrecer devagar, devido ao meu metabolismo (o peso que tenho atualmente é estável. Não engordo e nem emagreço com facilidade), para evitar que engorde rapidamente depois e para que o corpo se adapte ao novo peso sem ficar flácido. A espectativa é que, em 3 meses, eu perca cerca de 5 kg apenas.
Resultado: até 1 semana e meia atrás eu tirei minhas medidas e estavam diferentes. Perdi centímetros em quase todo o corpo: 6 cm na cintura, 3 no busto, 3 nas coxas... e por aí vai.
Me pesei e não havia perdido nem um grama, porque o que perdi de massa gorda (a gordura em si, que estavam preenchendo os centímetros a mais), eu ganhei de massa magra (os músculos, que estavam flácidos). Agora, tô dando tichau sem medo de balançar aquela barbela embaixo do braço, rsrsrsrs.
Então, meu corpo mudou visivelmente, mas meu peso ainda estava o mesmo.
Essa semana, ao me pesar novamente, fiquei feliz em descobrir que perdi 2 kg. E estou naquela época inchada da mulher, sabe? Rsrsrs
A alimentação? Bem, o fisioterapeuta disse que eu não poderia mais deixar espaços muito grandes entre as refeições. Agora, eu como mais ou menos de 3 em 3 horas. Ele pediu que eu evitasse frituras e aumentasse verduras. Não gosto muito de verduras, mas aumentei as frutas, que eu gosto.
O que como no almoço não mudou muito não. Continuo comendo mais ou menos o que comia. Jantar, eu já não jantava mesmo, mas faço mais de um lanchinho entre a tarde e a noite.
E só! E estou indo devagarzinho, me sinto muito melhor, mas muito melhor mesmo. Acabaram-se as dorzinhas e, apesar de acordar muito cedo, fico cheia de disposição depois da academia e trabalho muito melhor. Recomendo!!!!!
Bem, agora vamos aos selinhos, que ganhei da muito queridíssima Denise, do Construindo Nossa Casa. Denise, fofa, brigada!!!
Ofereço a todas as fofas e fofos que deixam aqui o seu carinho, seja nos coments, seja nas visitinhas! Obrigada, meu povo!!!

7 comentários:

Gloria disse...

Eu to precisando de disposiçao pra começar tambem.

Luana disse...

Janaína, tudo bom??
Cheguei no seu blog por acaso, por acaso não..to fuçando em tudo que é assunto de construção..rs
E por coincidência, vc é minha vizinha, eu moro e vou construir em BH.
Vi que seu pedreiro pediu 2000 tijolos. Vc se importa em dizer qual o tamanho da área construída? Pois ele me pediu 2000 também, e como ainda não tivemos uma reunião pra definir tudo eu tô na dúvida se isso vai ser para meus 2 pavimentos ou somente para o andar inferior.
Aguardo resposta...e passarei sempre por aqui!
Adorei seu blog.

Ah..meu email é luanacberti@hotmail.com
Bjos

Luana

Juliana Nascimento disse...

Oi Janaína,
Gostei muito do seu blog, moro em BH e sempre gosto de encontrar vizinhos aqui na blogosfera.
Estava fazendo musculação também, mas tive de parar para me recuperar da cirurgia de redução de mama que fiz. É muito interessante, em 6 meses perdi muita medida, mas o peso não alterou muito, assim como vc.

Boa semana pra vc!
Bjos,

Maria Luiza disse...

Oi Jana,

tá sumidinha!!!!
Então, muito legal seu post!
tbm to precisando me animar e voltar a malhar!!!
2010 foi o ano de obrar!rsrsrs
2011 vou malhar!!!!
Vamo vê????

bjs e parabéns!!!!!

Milton Kennedy disse...

Oi Janaína,
apreciei muito o post. Me vi nele, rsrsrsrs, tbm gosto de levantar cedo e fazer exercícios (e é claro, igualmente estou necessitando perder alguns quilos, rsrsrsrsrs).
Ah, aquele ditado que diz que 'a vida começa aos quarenta' é verdade, Estou em minha melhor fase.

Estou com saudades das postagens do seu outro blog "Evangelize, coopere com Jesus".

Grande abraço

Viviana disse...

Adorei suas dicas,parabéns!!!

Anônimo disse...

Eu Janaína, olha que legal essa horta.
http://www.rosenbaum.com.br/blog/rosenbaum-responde-ldl-48-horta-vertical/

Beijos Marluce